apalavreado

adj.m. 1.aquele que não consegue descrever com palavras, 2. eu, 3. você, 4. os humanos em geral

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Cow Parade

Estava na FNAC da Avenida Paulista. Era o ano de 2005 e a exposição denominada “Cow Parade” chegara à cidade de São Paulo. A vaca tinha o nome de Pollyanna.
As pessoas passavam desatentas pela vaca, não lhe davam atenção. As poucas que olhavam contemplavam-na por segundos. A estátua era muitas vezes confundida com uma mera propaganda da loja.
Os adultos paravam apenas para segurar as crianças que corriam em direção a tão coloria vaca. Talvez fosse a distração ou então a falta de informação que causava aquilo.
É estranho o pouco valor dado às obras de arte, como mostrou a experiência que fez um grupo de arte que colocou sacos plásticos nas estátuas da rua geralmente ignoradas pelos transeuntes. Quando cobertas todos olhavam e se perguntavam o que ocorrera.
Conheço muitos que, lendo isso, diriam que é “porque o Brasil não tem cultura”. Eu sinto pena ao ouvir isso e saber que se essa idéia tivesse sido posta em prática no exterior todos iriam adorar.
O que eu acredito que falta ao brasileiro é um toque de orgulho. Algo que o faça olhar uma estátua, um quadro ou uma vaca e dizer: “o Brasil é um país de artistas”. Por mais patriota que eu seja eu consigo ver isso em outros países.
Poucas pessoas repararam nas vacas e um número menor ainda delas se entusiasmou com elas. As vacas da exposição se tornaram mais um objeto do cotidiano das pessoas. Não uma obra de arte e sim um obstáculo, algo que barrava entradas e caminhos.
As pessoas deveriam parar de correr tanto e começar a perceber a beleza de cada dia. Perceber que cada dia que elas vivem pode se tornar uma obra de arte. Pelo menos para elas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não sei se estávamos na mesma sala quando a Lucimar (acho que ela falou em todas as salas xD) falou que o Aldemir Martins ficou mais famoso pelos jogos de louça dos gatos do que instalar um painel numa estação de metrô justamente porque as pessoas não veêm a arte cotidiana. Triste,na minha opinião.


Sua crítica foi direta,no ponto certo.O exemplo foi ótimo,e bem lembrado.

Anônimo disse...

isso nem me lembrou nosso trabalho da oitava série...!

mas a questão não é o nosso trabalho, eu sei. xD

sim, você tem razão. falta um belo de um toque de orgulho em nós! e além do mais, essas pessoas que acham que alguém não tem cultura por não saber muita coisa sobre arte ou não notar as obras, não sabe o que é cultura!

:]